01/10/2021 às 20:21

3 formas de diminuir o choro do seu recém-nascido

4min de leitura
Você sabia que seu bebê também se estressa?

Sim! Ele se estressa, e é por isso que ele chora.

Todos já nos sentimos estressados, não é mesmo?

Os efeitos do estresse não são segredo para ninguém. Ele atrapalha nossa concentração, potencializa nossas doenças, pode causar dores na cabeça, nos ombros e na coluna entre outras coisas.

Com seu bebê não é diferente, o estresse e a irritação podem atrapalhar o desenvolvimento do bebê e potencializar as dores que ele pode ter como as famosas cólicas intestinais.

Mas, por que ele se estressa?

Tente imaginar: Você de repente, se mudou para um país que você não conhece. Com temperatura completamente diferente, hábitos diferentes, comida que você não conhece e que ainda não cai muito bem na sua barriga. 

Também tem o idioma que é completamente novo. Você não consegue se comunicar. E para piorar, você nunca mais poderia voltar para o lugar que você vive hoje. Nunca mais veria sua casa. 

Você se sentiria estressada?

 Pois bem, seu bebê passa por algo mais difícil, pois ele veio para um mundo novo, cheio de sensações e cores que ele não conhece e o cérebrozinho dele tem que processar tudo isso além das mudanças que ocorrem dentro do corpinho dele.

 Além de que o mundo que ele conhecia e amava, que era seguro e tudo o que ele conhecia, ele nunca mais poderá visitar… 

 Por isso alguns bebês se sentem estressados e expressam isso chorando aparentemente ‘sem motivo’ pois não parecem ter dor, nem estão com a fralda suja e nem estão com fome.

Estão simplesmente chorando, estressados, tristes e com medo.

 Então o que fazemos para ajudá-lo?

Trouxe aqui nesse post 3 maneiras comprovadas e conhecidas para acalmá-los e mostrar que está tudo bem.


3 maneiras de fazer com que ele mate a saudade do seu antigo lar.


 A casa que ele conhecia antes era muito apertada, para ele se mexer ele tinha que empurrar sua barriga (e como ele chutava, lembra?).

 Talvez seu bebêzinho se sinta muito “solto” e perdido agora que ele tem todo esse espaço infinito. Então, a primeira técnica é enrolar o bebê.

 A gente enrola nosso bebê todo apertadinho, na posição em que ele se sente mais confortável, e olha como eles pegam no sono…

 Ele ainda não tem muita coordenação, e é um aprendizado constante, quando enrolamos ele, ele simplesmente pode relaxar, pode fazer uma pausa e não precisa se preocupar com nada no momento.

 Barulho


Dentro da sua barriga não havia silêncio nem na calada da noite.

Seus órgãos nunca paravam de funcionar então ele sempre ouvia os ruídos do seu corpo bem de pertinho.

 Por isso o completo silêncio pode parecer assustador para alguns bebês (outros já parecem apreciar rsrs). Alguns deles podem se sentir muito sozinhos no silêncio.

Então, fazer o famoso (SCHHHHHH) pode ajudá-los a se acalmar além da música, que também funciona muito bem para que ele ouça alguma coisa e saiba que alguém está ali para não deixá-lo sozinho. 

Método Canguru


Outra forma de acalmar ele e reduzir o estresse é o método canguru onde você pega seu bebêzinho no colo e encosta pele na pele.

 Ele se sente tão em paz quando consegue sentir aquele cheirinho de casa, ouvir as batidas do seu coração, aquele que ele ouvia como um tictac de um relógio, e sentir um pouco de calor humano que ele incansávelmente tem de produzir sozinho.

 É como se o mundo parasse e ele se sentisse em casa. Isso tranquiliza ele e mostra que por mais que tudo tenha mudado, está tudo bem, ele se sente seguro.


 Esse método está tão testado que ele é amplamente usado em UTI’s neonatais para acelerar a recuperação de bebês pré-maturos. 

 Os papais, estão convidados a fazer isso também.

O contato do bebê pele a pele com o pai também acalma a criança, visto que o pai geralmente tem uma temperatura corporal mais elevada do que a das mulheres se tornando um remédio poderoso contra as dores do neném.

 Ajuda o bebê a ver o pai como um porto seguro e mostra que há outros humanos em volta que estão aqui para amá-lo, tirando um pouquiiiiiinho da dependência da mãe.

 Gostou desse post? Nos siga no Instagram para receber dicas rápidas e inspirações no seu feed.

 Já pensou em captar a essência da sua família com a fotografia profissional assim como essa família acima?

Entre em contato e marque sua sessão fotográfica para ter imagens como essas antes que o tempo passe sem nenhuma piedade.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Pediatria

Programa Bem Estar

Revista Abril

01 Out 2021

3 formas de diminuir o choro do seu recém-nascido

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp