O seu bebê está chorando sem parar, já faz dias que você não dorme, dar uma chupeta para ele se acalmar pode fazer tudo ficar tão mais fácil.
É como dar um pedaço de mãe para ele.
Mas você já parou para pensar se isso faz realmente bem para ele?
A natureza tem mecanismos perfeito e, ao adicionar algo na nossa vida que não seja natural, é bom nos perguntar se isso pode prejudicar nossos processos naturais.
E é isso o que acontece com a chupeta.
Diversos estudos apontam que o uso da chupeta no dia-a-dia afeta sim na amamentação e nutrição das crianças.
Muitas vezes a chupeta 'disfarça a fome' pois distrai a criança.
É como quando nós estamos tão entretidos no trabalho ou limpando a casa que esquecemos de comer. Até sentimos uma fomezinha, mas logo nos distraímos e ela passou.
Com ele é a mesma coisa, a chupeta o 'distrai' a ponto de ele esquecer que estava com fome e acabar dormindo.
Ela quebra o mecanismo da criança de buscar a mãe sempre que tem uma necessidade, seja física, psicológica ou emocional.
E temos de lembrar que as funções da amamentação não se limitam a nutrição física, mas também a acalentar, criar um vínculo com a mãe, se acalmar… e tudo isso está dentro do seu leite.
Ao introduzir a chupeta no dia a dia da criança para acalmar ela, ela deixa dee procurar, eventualmente deixa de mamar e de estimular a produção de leite e acaba tendo que lidar com seja lá o que for que fez chorar, sozinha.
O Ministério da saúde avisa que crianças que mamam no peito não precisam de chupeta, bicos ou mamadeiras. Que o uso prolongado de chupetas prejudica a amamentação, a dentição e até a fala da criança!
Mamães, se seu filho está irritado, ele precisa de você, do seu colo, do seu carinho e muitas vezes, do seu peito.
E atrapalhar a amamentação, pode atrapalhar o sono dele e o seu sono.
Como o sono nos faz falta não é mesmo? E parece que entre os desafios de uma mãe, esse é o maior deles.
Pois é, a chupeta pode de tabela atrapalhar o soninho dele.
Isso porque para ele ter aquele sono de longas horas, ele precisa mamar até atingir o leite mais grosso, chamado de leite posterior.
Temos 3 tipos de leite (e o bebê precisa de todos eles), o primeiro é mais agoado, o segundo um pouco mais grosso e o terceiro é mais gorduroso, o que chamamos de leite posterior.
Esse leite sustenta a criança por mais tempo e tem nutrientes muito necessários para ele permanecer tranquilo, saudável e dormindo. E esse leite só é atingido quando a mama seca completamente.
Para isso temos que deixar ele mamar bem, sem com que ele durma ou se distraia com a chupeta.
Às vezes o bebê larga o peito, para descansar, e logo depois volta a mamar.
Se estivermos acostumados a quando ele soltar o peito, já dar chupeta em seguida ele não vai mamar o suficiente e mesmo que o leite tenha acabado, se ele ainda está sugando, é porque não está satisfeito e se ele permanecer no peito, irá estimular a produção de mais leite, coisa que não acontece se ele sugar a chupeta.
Se ele não mamar o suficiente desse leite gorduroso que sustenta bem, ele vai acabar acordando mais cedo, e advinha? Você também.
Então não tenha pressa mamãe, deixa essa louça na pia para o marido ou para depois e deixe seu neném mamar o quanto ele quiser para que vocês dois tenham um descanso merecido depois.
Antes de tomar a decisão de dar ou não a chupeta para seu filho, considere esses artigos:
E-book gratuito da Sociedade Brasileira de Pediatria
Artigo Scielo Brasil, Jornal da Pediatria
Eu me chamo Ciça, sou mãe curiosa e consciente.
Também sou fotógrafa e todas essas fotos são daqui do meu estúdio. Venha registrar esses momentos únicos com a gente!